A Suécia estabeleceu uma
meta ambiciosa para desenvolver um sistema de transporte fóssil livre de
combustível até 2030. Como parte desse objetivo, a Administração de Transportes
sueco concedeu financiamento para o Conselho do Condado de Gävleborg para
construir um de dois quilômetros eletrificados, corredor de transporte para
camiões pesados. Os resultados dos testes estarão disponíveis em dois anos e
destinam-se a demonstrar a sustentabilidade do sistema para uso comercial
futuro. Siemens, a empresa alemã de tecnologia, estará a cargo da rodovia elétrica
para o projeto do camião autossustentável.
"A eHighway é duas
vezes tão eficiente quanto motores de combustão interna. Isto significa que não
só é o consumo de energia cortada pela metade, mas também a poluição do ar
local é reduzido ", diz Roland Edel, Chief Technology Officer da Siemens
Mobility. "O híbrido elétrico é o primeiro passo na estrada para veículos
movidos a eletricidade que virão a desempenhar um papel cada vez mais
importante no desenvolvimento do transporte sustentável de mercadorias."
O núcleo do sistema é um
pantógrafo inteligente combinado com um sistema de acionamento híbrido. Um
sistema de sensores permite que o pantógrafo se conecte e desconete os fios
aéreos em velocidades de até 55 mph. Camiões equipados com o sistema irá
extrair energia a partir dos fios aéreos, o que lhes permite viajar de forma
eficiente e com zero emissões locais. Em estradas sem qualquer infraestrutura
de cabos aéreos, os veículos podem fazer uso de seu sistema híbrido diesel.
Como alternativa, o sistema pode funcionar com gás natural comprimido ou
energia da bateria.
"O conceito eHighway
desenvolvido pela Siemens combina tecnologia ferroviária com a flexibilidade do
transporte rodoviário", diz Jan Nylander, líder do projeto para o Conselho
do Condado de Gävleborg. "Combinado com a tecnologia híbrida da Scania, o
consumo de combustível e as emissões serão reduzidas, enquanto o pantógrafo
inteligente vai segurar os veículos eHighway que são tão flexíveis como os
veículos convencionais."
O projeto de demonstração
será conduzida na estrada E16, que liga as regiões de Dalarna e Gävleborg -
regiões industriais dominados por aço, papel e indústrias de mineração - com o
porto de Gävle. Dois veículos serão utilizados na fase de demonstração. Estes
são camiões híbridos elétricos fabricados pela Scania e adaptados, em
colaboração com a Siemens, para operar usando o sistema de cabos aéreos.
Na Califórnia, a Siemens
está trabalhando com a Volvo e retrofitters camião locais em um projeto de
demonstração de Gestão da Qualidade do Ar da Costa Sul (SCAQMD). Este projeto
está a testar como em diferentes configurações de camiões é possível interagir
com a infraestrutura eHighway configurado nas imediações dos portos de Los
Angeles e Long Beach.
Tradução: GreenNoticias
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