segunda-feira, 10 de agosto de 2015

“Fontus” uma invenção que pode melhorar a vida a milhares de pessoas.


É uma garrafa de água de auto-preenchimento para a sua bicicleta. Este dispositivo recolhe a humidade contida no ar, a mesma condensa-se e é armazenada na garrafa como agua potável segura para consumo humano. Alimentado por células solares, ele pode conseguir até 0,5 L de água em um tempo de uma hora com as condições ideais para o efeito, que seria 20 graus e 50% de humidade no ar.

De acordo com as estatísticas da ONU, mais de 2 biliões de pessoas em mais de 40 países vivem em regiões com escassez de água. Em 2030, 47% da população mundial estará vivendo em áreas de alta escassez hídrica. A escassez de água pode ser a questão dos maiores enfrentamentos que o mundo pode vir a ter. Todas as medidas para aliviar esta próxima crise são bem-vindas.

 A recolha de água a partir do ar é um método que tem sido praticado há mais de 2000 anos em certas culturas, a maioria na Ásia e na América Central, mesmo há relatos escritos que certas tribos africanas, também já utilizaram métodos similares. A atmosfera terrestre contem cerca de 13.000 km3 de água doce a maior parte sem qualquer tipo de exploração humana. Este projeto pode ser uma tentativa de descobrir a melhor utilização de esses recursos.

“Fontus” pode ter duas grandes funções:

Pode ser aplicado em primeiro lugar em um acessório para a sua bicicleta, enquanto faz seus exercícios matinais, ou pode ser uma maneira inteligente de aquisição de água doce em regiões do mundo onde a agua subterrânea é escassa, mas a humidade do ar é alta. As provas apontam para uma recolha de meio litro de água em uma hora com 50% de humidade no ar.


Estas noticias fazem nos acreditar que todos podemos ter uma qualidade de vida boa, sem por em causa o planeta que habitamos. Com este invento a vida de milhares de pessoas pode se tornar mais fácil e assim garantir acesso a água doce a todo o mundo. 



Sem comentários:

Enviar um comentário