quarta-feira, 12 de agosto de 2015

“Reduzir, Reutilizar e Reciclar”

Reduzir, Reutilizar e Reciclar” são as ações essenciais que qualquer cidadão responsável pode, e deve seguir para contribuir com o desenvolvimento sustentável.
Chamadas de 3R’s, estas ações fazem parte, também, da cartilha de qualquer consumidor consciente que procura através de pequenas mudanças no seu cotidiano fazer a sua parte para garantir uma vida melhor para as futuras gerações.
A lógica dos 3 R’s começa pelo ato de Reduzir o consumo. Isso porque, a reciclagem, embora seja uma ótima forma de contribuir a sustentabilidade, também gera resíduos e consome recursos. Sendo, portanto, uma forma de apenas minimizar o impacto ambiental e não preveni-los (é o mesmo que em Produção Mais Limpa pode-se chamar de “tratamento de fim de tubo”). Assim, a única maneira real de sustentabilidade é aquela que começa pela educação do consumidor quanto à necessidade de buscar um equilíbrio entre sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta.
Comece reduzindo seu consumo de água: demorando menos no banho, varrendo a calçada ao invés de lavar e desligando a torneira ao escovar os dentes. Em seguida, reduza seu consumo de energia desligando a televisão na hora do almoço, por exemplo, (que tal sentar-se a mesa e almoçar com a família?) e desligando o computador quando sair do escritório. Depois disso, reduza seu consumo: faça compras para a semana e cozinhe apenas aquilo que vai ser consumido, assim você evita jogar comida fora. E leve as sacolas que você já tem em casa quando for fazer compras, assim você reduz o consumo de plástico (material que demora a se degradar quando descartado).
O segundo R é o de Reutilizar, que nada mais é do que dar serventia a coisas que você não usa mais doando a outro que precise, ou mesmo dando novas aplicações ou utilidades a coisas antigas. Reforme aquele móvel antigo ao invés de comprar um novo ou doe-o a alguém. O mesmo pode ser feito com roupas e sapatos. Assim você ajuda a diminuir a demanda pelo consumo de matérias primas e recursos naturais.
Claro que mesmo que você faça isso tudo, reduza e reutilize ao máximo tudo o que consome, ainda haverá coisas que precisarão uma hora ser descartadas. Neste caso, Recicle. A reciclagem além de ajudar a diminuir a quantidade de resíduos que vão para os lixões e, no melhor das hipóteses, aterros, ainda gera renda para os catadores ou cooperativas e também contribui para a diminuição da demanda de matérias primas. Ou seja, a reciclagem faz bem tanto social quanto ambientalmente. Procure se informar no seu bairro se existe algum catador, ferro velho, ou cooperativa e quais materiais eles coletam. Então, separe e doe os materiais a eles. Existem alguns lugares que chegam mesmo a comprar alguns resíduos. Pense nisso.
Fonte:http://www.infoescola.com/desenvolvimento-sustentavel/reduzir-reutilizar-e-reciclar/

Sem comentários:

Enviar um comentário