terça-feira, 29 de setembro de 2015

Você sabia que a carne de vaca polui mais que o seu carro?


Sabias que a criação de gado destinada ao consumo humano representa 20% das emissões de gás de efeito estufa? Causadoras do aquecimento global e é uma fonte importante de contaminação das correntes de agua subterrânea. 
Nossa consciência meio-ambiental (para as pessoas que a tem) é mais relacionada como nos transportamos os meios que utilizamos, o lixo que fazemos todos os dias, como aquecemos a nossa casa e muitos outros elementos do nosso quotidiano moderno, mas quando toda a nossa dieta alimentar (para isso temos outro tipo de consciência).
A contaminação do ar, habitualmente pensamos que é derivada ao uso massivo dos automóveis e industria fabril, por exemplo, uma das fixações de quem luta por descontaminar o nosso ambiente, aponta o uso de transportes mais limpos e eficientes como resposta. Mas talvez a solução não esta so em deixar os automóveis ou transportes poluentes, se não também deixar de comer carne.
Pois muitos de vocês que estão a ler estão a ter o mesmo pensamento que eu e a pensar mais o menos assim, espera la, mas isso ai já é diferente. Pergunto "eu" então onde esta a consciência verde?
Segundo um estudo da  Universidade de Bard College em Nova York a carne de vaca tem maior impacto ambiental a nível mundial que todas as outras carnes, como galinha e porco, somando a uma serie de estudos que assinalam que a carne de vaca é o alimento de consumo humano que maior impacto ambiental tem.
As mesmas pessoas asseguram que, comer menos carne podia ser uma solução ambiental incluso melhor que a de deixar de usar motores a combustíveis fosseis. Isto porque se estima que uma dieta rica em carne de vaca (mais de 100g. diários) por parte de uma pessoa. emite 7,2 kg de CO2 por dia. Por sua vez, estima-se que a emissão media de um automóvel ronda os 10 kg. de CO2 diários, mas como o automóvel habitualmente usado por mais de uma pessoa, resulta que muitas mais pessoas no mundo consome carne que as pessoas que tem automóvel, o impacto global da carne é maior que o impacto do automóvel.
Segundo o jornal Inglês The Guardian, o impacto meio-ambiental da carne já era um tema conhecido, mas este novo estudo pode mostrar uma nova escala de malefício, particularmente para as carnes vermelhos. 

Equivalente entre o impacto ambiental de consumir 113gr. de diferentes alimentos e a quantidade de quilómetros percorridos por um automóvel. Fonte:  Environmental Working Group
A agricultura no geral é um importante motor de aquecimento global, já que causa 15% de todas as emissões, a metade de elas corresponde a industria de produção de carne de vaca.
Não te esqueças de partilhar com os teus amigos que so pensam em comer bons bifes...

Sem comentários:

Enviar um comentário