segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Resolvemos o enigma... é possível produzir energia limpa com urina. Com video.

O que estão prestes a ver vai vos surpreender e muito, especialmente as pessoas que seguem questionando o processo de obtenção de hidrogénio, dizendo que é excessivamente custoso em relação aos combustíveis fosseis. 
Com este video podem ver três jovens Nigerianas de 14 e 15 anos de idade, com a dificuldade e necessidade de electricidade em África, foram capazes de descobrir algo que sem duvida, revoluciona a ciência tal como a conhecemos.
O motor de hidrogénio ou gerador eléctrico de células de hidrogénio, não são um mistério, o problema que se debate com a dificuldade para obter o hidrogénio por electrolises do H2O, algo que dava muitas polémicas na comunidade cientifica mais conservadora.
Pois bem, esse problema ficou resolvido totalmente, e não precisamente por um laboratório avançado do MIT, nem por um departamento de I+D de nenhuma multinacional, mas sim por três adolescentes Nigerianas de 14 e 15 anos de idade, que acabam de apresentar em Laos um inovador prototipo que utiliza a urina como fonte de combustível substituindo o petróleo. 
Mas, o mais apaixonante de toda a historia, é a precariedade e simplicidade do prototipo, que é capaz de separar os componentes da urina em nitrogénio (útil para a produção de fertilizantes, uso industrial diverso e agrícola), H2O, é dizer agua purificada para consumo e regadio, e também HHO (hidrogénio combustível) para uso electrodinâmico. Por isso um litro de urina, demonstrou gerar HHO suficiente para gerar electricidade para seis horas, utilizando um processo simples de depuração de gás, e armazenar o resto dos componentes obtendo na electrolises, (água e nitrogénio), para outros usos. 
Esta descoberta, evidencia a falta de vontade de alguns países desenvolvidos na hora de simplificar os processos de produção derivados da engenharia do meio ambiente, e estas jovens sem meios nenhuns deram uma grande lição a comunidade cientifica dos grandes institutos de investigação, que com orçamentos avultados ignoram este tipo de experiência que esta semana as adolescentes Nigerianas fizeram realidade.
A electrolises e depuração da urina é um processo muito simples e podia suportar um avanço sem precedentes na luta contra a carência de recursos energéticos em África e no mundo.
Converter em energia as fezes humanas e não só é um dos grandes rectos da humanidade do século XXI e em concreto um dever das mais avançadas técnicas de responsabilidade social corporativa da engenharia meio ambiental, especialmente quando adicionalmente se consegue depurar as fezes e converte-las em: Água, Nitrogénio e Hidrogénio Combustível.


Sem comentários:

Enviar um comentário