quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Ouvimos falar muito em sustentabilidade, mas sabes realmente o que é? Uma breve explicação...


Sustentabilidade é hoje uma das palavras mais faladas e também menos entendida. Para a grande maioria das pessoas, sustentabilidade significa verde e temos que dizer, que só 33% da razão é verde.
Produtos sustentáveis desde há uns meses que voltaram a estar no pátio de varias empresas acusadas por manter praticas irresponsáveis em seu seio de valor; aqui podemos falar de horários abusivos com os seus colaboradores, pressões desmedidas, mão-de-obra quase escrava, trabalho infantil, etc... Nike e GAP por contaminantes, Apple e Samsung posteriormente e Hershey nas ultimas semanas, estavam alertadas por aspectos assim.
Pergunta: Se os produtos de estas empresas estivessem feitos de materiais 100% reciclado, podia dizer-se que são produtos sustentáveis?
Muitos responderiam que sim, mas a realidade é outra, e isto é porque sustentabilidade não é sinonimo de verde. A sustentabilidade deve responder a três conceitos: ambiental, social e económico. A isto se da o nome de triple bottom line ou as mais famosas 3P´s: People, Planet, Profit.
Em este sentido, se uma empresa produz bens ambientais seguros, mas na sua empresa tem mão-de-obra infantil, não pode ser considerado produto sustentável, porquê? porque falha na parte social.
Do mesmo modo, se uma empresa produz bens ambientalmente seguros e tem uma empresa de valor com justiça social e praticas laborais adequadas, mas carece de um mercado ou seus produtos não são capazes de produzir rentabilidade alguma, também não seria sustentável, pois falha a parte económica.
Só aqueles produtos que são ambientalmente seguros, socialmente justos, e rentáveis para seus consumistas, podem chamar-se sustentáveis, o que quer dizer que podem ser apelidados e vendidos como verdes amigos do ambiente com valor agregado de sustentabilidade.
Com isto, não todo o verde é sustentável, mas todo lo sustentável, é por definição, verde.
Gostas-te? Partilha com os teus amigos no facebook...

Sem comentários:

Enviar um comentário