domingo, 18 de outubro de 2015

Autocarro eléctrico - Salvador Caetano entrega primeiro e.Cobus

A Salvador Caetano Indústria entregou, dia 16 deste mes, as primeiras unidades do e.Cobus, o primeiro autocarro de aeroporto 100% eléctrico do mundo, ao aeroporto de Estugarda, numa cerimónia que contou com a presença de vários representantes do Governo alemão e do parlamento Europeu. 

De acordo com a empresa portuguesa “com esta aposta, a Salvador Caetano reforça a liderança nos aeroportos com veículos eléctricos, tendo já investido cerca de 3 milhões de euros na concessão e desenvolvimento em soluções de mobilidade sustentável”.

Até ao final do ano, está prevista a entrega de mais quatro unidades deste modelo ao Aeroporto de Genebra, na Suíça. A empresa está igualmente em negociações com outros aeroportos para novas entregas em 2016. 

Lançado em 2013 pela CaetanoBus, em estreita parceria com a SIEMENS Portugal, o e.COBUS é o primeiro autocarro exclusivo de aeroporto 100% eléctrico de todo o mundo. 

O valor do investimento no seu desenvolvimento e concessão foi de 1 milhão de euros, apoiado em 40% pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional – QREN. Segundo a empresa, “tendo já investido cerca de três milhões de euros no desenvolvimento de soluções de mobilidade eléctrica, a Salvador Caetano pretende reforçar a sua vantagem competitiva a nível mundial ao manter a vanguarda do design e de soluções de energias limpas neste segmento. 

Com a introdução da versão 100 por cento eléctrica do COBUS, a empresa cria deste modo as condições para se continuar a afirmar como líder mundial destacada nos autocarros para serviço de aeroporto”.

O e.Cobus tem cerca de 14 metros de comprimento e três de largura, possuindo uma autonomia entre os 60 e 70 quilómetros. Com um motor síncrono de imans permanentes, baterias com capacidade de 85 kWh ou 116 kWh (Li-FePo4) e uma velocidade máxima de 50 Km/h, o e.Cobus tem uma lotação máxima de 112 passageiros.

Gostaste desta noticia? Partilha com os teus amigos no facebook...

Fonte: www.transportesemrevista.com 


Sem comentários:

Enviar um comentário