segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Este lago está tão poluído que às vezes pega fogo

                                  O lago está coberto de uma espuma branca com um cheiro forte. 

As imagens fazem lembrar uma banheira gigante coberta de espuma, mas são de um lago na Índia que está tão poluído que às vezes pega fogo. O lago Bellandur é o maior de Bangalore e a espuma é o resultado da combinação de amónia e fosfatos num ambiente com muito pouco oxigénio.
Os químicos foram despejados para o lago sem qualquer tratamento durante décadas, resultado do crescimento descontrolado da cidade de Bangalore, a terceira maior da Índia. A espuma que se forma pode misturar-se com óleos, gordura e detergentes inflamáveis, o que pode fazer com que pegue fogo, como já aconteceu em várias ocasiões. Quando chove, a água do rio pode subir e inundar as estradas próximas do lago de Bellandur, que tem 36 quilómetros de extensão, e cobrir carros e bicicletas. O cheiro da espuma química também é muito forte e causa dores nos olhos das pessoas que vivem perto.
O problema já dura há anos mas, apesar da preocupação das pessoas, não tem uma solução fácil. "Precisamos de mudar de rumo, mas é como tentar dar a volta ao Titanic", contou ao jornal norte-americano LATimes o ambientalista Nagesh Aras, que se queixou da dificuldade em fazer-se ouvir junto do poder local. "Há um iceberg no nosso caminho, mas o capitão ainda nem o viu. E é essa a tragédia destes fogos. Estamos a tentar explicar que são só a ponta do iceberg".

Fonte: Diário de Noticias 

Sem comentários:

Enviar um comentário