quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Costa Rica anuncia que vai fechar todos os zoológicos e libertar os animais

Com uma biodiversidade privilegiada, o país já havia proibido a caça desportiva

País da América Central não se cansa de dar bons exemplos. Além dos cuidados que tem com sua natureza e da referência que se tornou em relação a fontes alternativas de energia, agora se apresenta como pioneiro na extinção de algo que talvez nunca devesse ter existido. Saiba mais sobre o encerramento dos zoológicos determinado pelo governo:

Segundo reportagem do Correio do Brasil, o governo Costa-Riquenho anunciou neste sábado que será o primeiro país do mundo a fechar todos os zoológicos e libertar os animais cativos.

A Costa Rica possui uma das mais ricas biodiversidades do planeta, com 4% de todas as espécies conhecidas no mundo. Apesar da decisão do governo, os contratos com os parques zoológicos têm ainda mais uma década de funcionamento garantido na Justiça. Após este período, segundo autoridades do país, o encerramento das instalações será imediato.




O movimento Treehugger, na sua página na Internet, informa que a nação, que  recentemente proibiu também a caça desportiva, buscará durante a próxima década, em diferentes lugares do mundo, o habitat mais natural possível para os animais que ainda estiverem em cativeiro. A motivação principal para o ato humanitário é "transmitir ao mundo que o país respeita e cuida dos animais selvagens".

O ministro Costa-Riquenho do Meio Ambiente, René Castro afirmou que a Costa Rica está conseguindo "desmontar as jaulas e reforçar a ideia de interacção com a biodiversidade em parques botânicos, de uma maneira natural".

- Não queremos animais em cativeiros e encarcerados de modo algum, a não ser resgatá-los e protegê-los - afirmou Castro.

A iniciativa também dedicará atenção especial a "todos os tipos de animais que estejam em cativeiro e que não tenham condições de sobreviver, sozinhos, em um ambiente natural". Nesses casos, os animais serão atendidos em instalações próprias para resgate e refúgio da vida selvagem.


Gostaste? Não te esqueças de partilhar...


Fonte: conexaojornalismo

Sem comentários:

Enviar um comentário