sábado, 14 de novembro de 2015

O mundo corre a uma velocidade vertiginosa.


Para muitos é apenas seu mundo, sua casa e vizinhança que os rodeia, para outros como eu que gosta de estar informado o mundo parece estar acabar em velocidade cruzeiro.

Mas vejamos poderei eu estar enganado e o mundo sempre foi assim, o que veio alterar este mundo é a velocidade com que recebemos as notícias, isso graças a internet que tem essa capacidade de por todo mundo com todo mundo, em direto.

Temos registos que começaram a ser tomados a mais de um seculo, mas temos outros que muito antes, há vários seculos. Obvio que sempre houveram desgraças por esse mundo fora, mas não as recebíamos com a velocidade que recebemos hoje, e quer queiramos quer não isso esta a fazer com que a nossa sociedade mude, a mesma também se esta a transformar a velocidades nunca antes vistas.

Reparem: abrimos por exemplo nossa página de Facebook, Instagram, Twitter ou outras tantas que existem e verificamos o seguinte (pelo menos eu). Pessoas comuns que procuram um lugar no estrelato, muitas delas fazendo o ridículo, expondo-se de forma vulgar e sem princípios, parece que ter gostos é tudo nesta vida isso alimenta o nosso ego e vivemos sós, deprimidos, num perfil que a maior parte das vezes é um mundo só nosso, ridículo que tentamos que as outras pessoas acreditem que na nossa vida, tudo é perfeito.

Reparem por exemplo a exposição das mulheres, que ao que parece só falta quererem aparecer nuas de forma a despertar a curiosidade masculina, que também se baseia por essas fotos e nada acrescenta de valor a uma sociedade doente, deprimida e muitas vezes solitária.

Estamos todos a perder princípios de valor, por exemplo educação, se nota que quase todos os utilizadores das redes sociais perderam por completo o que é respeito, aceitação etc… a maior parte das vezes verificamos que se insultam sem se conhecer, trocam opiniões pedindo respeito e não respeitam as dos outros e tem um vocabulário arcaico e ofensivo, penso que se as regras por exemplo do Facebook fossem bem aplicadas a maior parte do cidadão não deveria ter aceitação no Facebook, deviam sim ser banidos e proibidos de chegar perto de um computador, já que não sabem trabalhar nele. Muita gente pensa que ter um curso de navegação, já lhes permite ser grandes utilizadores da Internet, mas na realidade, muitos teriam que primeiro tirar um curso de educação, princípios e valor.

As notícias nessas ditas redes sociais, correm a uma velocidade que eu diria quase supersónica, verificamos os jornais escreverem não importa o que para adquirir seguidores, se verificarmos o que esses jornais fazem é incentivar odio, violência, debate sem formação, sem regra, sem mediador. Com as notícias por exemplo de opinião é algo de autêntico descalabre informativo, pois esses artículos de opinião em meu ver deviam de ser proibidos e basta vermos os comentários que se seguem a esse mesmo artículo de opinião, as pessoas começam um debate de odio, ofensas verbais e até já vi muitos casos de ameaça, hora uma das regras das redes sociais é não incentivo ao odio, se essa regra fosse realmente aplicada, creio que as redes sociais deixariam de ter clientes, a maioria das pessoas teriam que ser eliminadas, mas talvez assim aprendessem a comportar-se e não é por estar em um teclado que podem dizer o que lês apetece, pois quando é cara a cara as pessoas tem receio e o mesmo devia se passar nas distas redes sociais.

Outro disparate em meu ver é as correntes de solidariedade que se formam nas redes sociais, não por pensar que não deva existir essa solidariedade ela deve existir e isso demonstra que ainda não esta tudo perdido, agora fazer disso estrelato, enaltecer seu ego, querer aparecer, não posso chamar a isso solidariedade e isso acontece constantemente, mesmo com pessoas famosas, que fazem as boas ações para terem mais seguidores e para ganhar mais dinheiro, nada se faz de graça neste mundo e em minha opinião quando queremos fazer algo como ajudar alguém, não precisamos apregoar aos quatro ventos que ajudamos alguém ou tivemos um bom gesto com este ou aquela pessoa.   

Eu escrevo isto e sei que muitas vezes também já cometi os mesmos erros e posso dizer que me envergonho de todos, pois não sou melhor que ninguém, mas exponho meu pensamento, estando eu a escrever este artigo deparo-me o quanto eu vivo só, dou por mim a falar para um computador sem saber se alguém vai ler o que escrevi.

Obvio que pelo menos desabafo e digo o que penso, não querendo eu dizer que o que penso é que esta correto, é apenas uma opinião sincera de quem esta aborrecido com o mundo atual em que vivemos.

Vemos por exemplo uma noticia numa rede social de um famoso, que fez o ridículo ou alguém que matou alguém, ou o cão que foi mal tratado etc… e vemos os utilizadores dando gostos, partilhando como loucos, escrevendo “vejam isto”, como se tivessem a partilhar algo que aconteceu na casa deles, esquecem que todos temos o mesmo acesso que eles e também já vimos e gostamos e partilhamos, somos todos ridículos. Mas o mais preocupante é a forma como ignoramos o que realmente esta acontecer diante dos nossos olhos e isso simplesmente não gostamos, não partilhamos pelo menos em tão grande quantidade como as outras notícias, e isto porque procuramos realmente um estrelato imaginário e sabemos que os nossos supostos amigos nessas redes sociais vão dar gostos sem fim, vão comentar e vamos aparecer, são os chamados momentos de fama.

Se fossemos um pouco mais preocupados com o que realmente esta acontecer, verificávamos que o mundo se encontra doente, gritando por socorro, ajuda e simplesmente ignoramos, achamos muitas das vezes que isso não nos afeta a nos e se afetar vai ser aos nossos filhos ou netos, mas que raio de sociedade é este que só vive o presente e esqueceu o futuro, futuro esse que é dos seus entes queridos.
Todos os dias vemos notícias de aquecimento global e o que nos espera no futuro, nessas notícias, não vemos a mesma aptidão a mesma fome de partilha ou de debate, inclusive quase não vemos interesse, mas quando os desastres acontecem ficamos preocupados.

Amigos tentem dar valor ao que realmente tem valor, deixem o resto para os vazios que nada veem para além de alguns minutos de estrelato, preocupem-se com as coisas que realmente tem interesse, todos juntos podemos ainda reverter esta situação e com isso salvar esta sociedade doentia e o nosso planeta que apela a nossa civilização.

Recordo que apenas é uma opinião e na vida não há verdades absolutas, apenas pontos de vista diferentes.

Artigo de opinião por: Luís Barbosa.               

Sem comentários:

Enviar um comentário